terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sua Obra






Bob Marley morreu aos 36 anos, mas a sua lenda e sua obra permanece viva até hoje. Sua carreira segue com álbuns alcançando projeções internacionais e Marley atingindo o status de primeiro pop star do terceiro mundo. Sua morte, em 1981 não tirou de Bob o misticismo atrelado a sua personalidade, e sim o tornou mais popular e conhecido ao redor do mundo.
Em 1976, Bob foi a Inglaterra,conheceu o movimento punk, homenageando bandas como Sex Pistols e The Clash na canção "Punk Reggae Party". Na música "Stir It Up", uma das mais românticas, Bob a compôs na época em que estava morando com sua mãe nos E.U.A e sentindo saudades de Rita, sua mulher (que ficara na Jamaica). Em uma das estrofes da canção Bob parece sentir falta da Rita cozinheira, "Você vai me satisfazer quando eu estiver sedento?/ Virá me esfriar quando eu estiver fervendo?/ Sua receita, querida , é tão gostosa/ E você sabe como mexer sua panela
   
"Trench Town", música bem popular entre os fãs de reggae e regravada por diversas bandas, era o nome da favela onde Bob morava. Ficava a oeste de Kingston, e era chamada assim, por ter sido construída sobre as antigas valas que serviam de esgoto à cidade. Foi em Trench Town que Bob percebeu o poder de transformação que a música possui. Em um dos trechos da música Bob afirma, "Nós viemos de Trench Town/ A maioria deles vem de Trench Town/ Nós podemos libertar pessoas com música".

Em "Redemption Song" (canção da redenção), Música que virou hino para fãs de reggae do mundo todo, apresenta um Bob Marley ativista social. Na canção, Bob sugere a libertação mental, " Liberte-se da escravidão mental, ninguém além de nós pode libertar nossas mentes".
Era focado no trabalho, com seu espírito empreendedor abriu uma gravadora, a Tuff Gong, que foi também seu apelido de infância, além de uma loja de discos. "Escrevia canções ao nosso redor, e isso também era divertido de ver. Era algo meio casual - ficávamos assistindo TV e ele ali, com seu violão.", relembra Cedella Marley. Ele era um perfeccionista - tudo tinha que ser perfeito, todos que trabalharam com Marley sabiam muito bem disso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário